Main menu:
Sobre o Programa
C.V. > 40%: intervalo = x ± 1 S.
20% < C.V. < 40%: intervalo = x ± 1,5 S
C.V. < 20%: intervalo = x ± 2,0 S
onde x é a média dos resultados para as determinações de uma mesma amostra e S o desvio padrão. As amostras que ficarem fora do intervalo de confiança estabelecido receberão um asterisco (*). Uma nova rodada de cálculo, como descrito acima, será feita sem os resultados com asterisco e um novo intervalo de aceitação estabelecid°. Se houver pelo menos um resultado, dentre os utilizados para a nova rodada de cálculo, que ficar fora do intervalo, este receberá um asterisco; os demais, que receberam o asterisco na primeira rodada, receberão um outro. Se o C.V. desta segunda rodada for menor que 20% o processo para; se for maior, uma terceira rodada de cálculos será feita, com distribuição de asteriscos como descrito para a segunda rodada.
Campinas, 12 de fevereiro de 2019
(1) INMETRO. Requisitos sobre a participação dos laboratórios de ensaios em atividades de Ensaio de Proficiência. Norma NIT-DICLA 026. Rio de Janeiro. INMETRO, Divisão de Credenciamento de Laboratórios. 2003. 4p.
(2) tradução do original realizado pelo Grupo de Trabalho da Comissão Técnica de Laboratórios de Ensaio de Química (CTLE-05), da Divisão de Credenciamento e Confiabilidade (DICRE) do INMETRO. Rio de Janeiro. INMETRO.
(3) Raij, B. van; Andrade, J. C. de; Cantarella, H.; Quaggio, J.A. Análise Química para Avaliação da Fertilidade de Solos Tropicais. Campinas, Instituto Agronômico. 2001, 285p.
(4) Lindsay, W.L.; Norvell, W.A. Development of a DTPA soil test for zinc, iron, manganese, and copper. Soil Sci. Soc. Am. J., 42:421-428, 1978.
(5) Abreu, C.A. de; Abreu, M.F. de; Raij, B. van; Bataglia, O.C.; Andrade, J.C. de. Extraction of boron from soil by microwave heating for ICP-AES determination. Commun. Soil Sci. Plant Anal., 25(18/20)3321-3333, 1994.