Ensaio de Proficiência IAC para Laboratórios de Análises de Solos


Go to content

Reuniões Anuais


36ª. Reunião Anual do Ensaio de Proficiência IAC para Laboratórios de Análise de Solo para Fins Agrícolas

Campinas, 18 de fevereiro de 2020

Cerca de 180 pessoas participaram no Instituto Agronômico da 36ª. Reunião Anual do Programa de Laboratório. Sete empresas ligadas ao setor expuseram seus produtos e serviços, e complementaram uma programação voltada a assuntos atuais que afetam diretamente os laboratórios de análise de solo e insumos agrícolas.

A Reunião Anual marcou o início da rodada 2020 do Ensaio de Proficiência. Amostras de solos, certificados, selos, amostras de referência e outros documentos foram entregues aos laboratórios participantes.

Casa cheia na 36ª. Reunião Anual


Em 2019, 139 laboratórios de 14 estados brasileiros, além do Uruguai, Paraguai, Costa Rica e Angola, participaram do Ensaio de Proficiência. Aproximadamente 86% dos laboratórios pertencem ao setor privado.

Programa resumido da 36ª. Reunião Anual:

Abertura: Dr. Marcos Machado, Diretor Geral do IAC

Apresentação dos resultados de 2019 (Heitor Cantarella)

  • Alteração nos métodos de cálculo do IE
  • Análises básicas, micronutrientes e granulométricas

Palestras

  • Visão da análise de solo em diferentes países (Victor Monseff de A. Campos)
  • Acreditação e ISO para laboratórios de análise de solo e provedores de ensaio (Marcelo Saldanha & Aline Coscione)
  • Resultados do Programa de Resíduos e Substratos no Ensaio de Proficiência IAC (Mônica F. Abreu)

A partir de 2019 os cálculos estatísticos do Ensaio de Proficiência foram alterados e os resultados discutidos pelo coordenador, Dr. Heitor Cantarella. Em seguida, o Eng. Agr. Victor M.A. Campos fez um relato bastante interessante do que aprendeu em suas viagens de treinamento por 16 países dos cinco continentes, com foco em assuntos ligados à agricultura, inovações e suas relações com laboratórios de análise de solo.

Marcos Machado e Heitor Cantarella na abertura. Victor responde perguntas da plateia.


Na sequência, a Dra. Aline Coscione, do IAC, e o Dr. Marcelo Saldanha, da Embrapa, discorreram sobre acreditação em laboratórios de análise de solo e a recente alteração de normas que preveem que os provedores de ensaios de proficiência também tenham acreditação específica para atender os laboratórios prestadores de serviços analíticos que tenham acreditação. Atualmente, cerca de 33 laboratórios, de um universo de quase 250, têm acreditação em pelo menos uma determinação em análise de solo. A mudança da legislação exigirá que os provedores de ensaios de proficiência se adequem, o que já começou a ser feito.

Aline Coscione discorre sobre questões de acreditação de laboratório


Por fim, a Dra. Mônica de Abreu apresentou os resultados das avaliações de resíduos e substratos, que correm paralelamente ao Ensaio de Proficiência de análise solo.

Os presentes tiveram oportunidade de debater os vários assuntos, o que foi bastante enriquecedor para todos. A 37ª. Rodada do Ensaio de Proficiência começou intensamente.


Back to content | Back to main menu